Aprender Fora da Sala de Aula

     Decorreu nos dias 29 e 30 de Março no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a 1ª Conferência de Professores APRENDER FORA DA SALA DE AULA.
     No dia 29 ouviram-se exemplos de boas práticas na aprendizagem fora da sala de aula partilhadas por professores de diferentes níveis de ensino (desde o pré-escolar ao ensino secundário), assim como se tomou conhecimento da investigação científica associada à exploração do espaço exterior da escola.  Por último refletiu-se, pela voz da Professora Doutora Ariana Cosme, sobre como pode o desenvolvimento deste tipo de trabalho ser uma oportunidade de construção de uma escola mais significativa, no âmbito do Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular.




     No dia 30 de Março decorreram as sessões práticas. 
     Os professores dividiram-se de modo a abordar quatro temáticas: 
- Geologia Urbana;
- Canteiros de Polinizadores;
- Identificação de Insetos;
- Edição de Vídeo de Natureza.

     Na temática Geologia Urbana foi efetuado um percurso pelo Parque das Nações onde se observaram diferentes características da geologia existente com especial incidência nos fósseis.










     Na Identificação de Insetos e nos Canteiros de Polinizadores foi realizada uma visita ao Jardim do Cabeço das Rolas para observação do espaço envolvente pelo ponto de vista dos insetos, identificação de características morfológicas das plantas que lhes permitem atrair insetos de modo a efetuarem com sucesso a polinização e procedeu-se à recolha de insetos para posterior observação à lupa. No final projetou-se a construção de um canteiro para polinizadores na escola.





 






     Na Edição de Vídeo de Natureza foram exploradas as potencialidades e dominadas técnicas da utilização de um programa de edição de vídeo.


     Mais informações sobre estas atividades podem ser encontradas na página da Academia Ciência Viva.

Comentários