Projeto IRRESISTIBLE
O projeto IRRESISTIBLE foi um projeto europeu desenvolvido em Portugal entre 2013 e 2016.
Em 2014 e 2015 desenvolveram-se ações de formação contínua de professores abordando os temas "A educação em ciências através de atividades de "Inquiry" sobre investigação e inovação responsáveis em áreas de ponta" e "A educação em ciências através da construção de exposições científicas de ponta no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". As temáticas apresentadas centraram-se na Ciência polar, Controlo do clima, Alimentos geneticamente modificados, Extensão da plataforma continental portuguesa, Plásticos nos oceanos e Aleitamento materno. Surgiram assim diferentes guiões de exploração das diferentes temáticas que podem ser consultados seguidamente.
http://repositorio.ul.pt/handle/10451/25812
Dos temas propostos e em conjunto com a colega Relíquia Abreu, decidimos explorar no 2.º ciclo o tema da Ciência Polar. Desenvolvemos o módulo "Planeta Terra ou Planeta Água" e construímos com os nossos alunos diferentes artefactos interativos (jogos didáticos, bandas desenhadas e cartazes interativos) com o objetivo de desenvolver uma exposição científica aberta à comunidade educativa.
A pesquisa efetuada durante e após o desenvolvimento deste trabalho, permitiu a reflexão. Deste modo, as conclusões elaborados foram alvo de partilha em encontros de educação.
ENEC
Aveiro - Portugal
Aveiro - Portugal
Pode ler-se no link que se segue (https://pt.scribd.com/document/369176493/PLANETA-TERRA-OU-PLANETA-AGUA-UMA-ABORDAGEM-A-INVESTIGACAO-E-INOVACAO-RESPONSAVEIS-NO-AMBITO-DA-INVESTIGACAO-POLAR-COM-ALUNOS-DO-2%C2%BA-CICLO-DO-ENSINO) o artigo publicado na revista Indagatio Didatica da Universidade de Aveiro.
Da Ciência Polar à Sala de Aula - Lisboa - Portugal
Em 2015, a minha direção de turma também desenvolveu o módulo (acrescentando algumas alterações) ao qual lhe deu o nome de "Regiões Polares: o gelo domina?". Neste módulo houve um workshop com pais e filhos onde estes últimos explicaram o que é a investigação e inovação responsáveis assim como o efeito que as alterações climáticas têm tido nas regiões polares.
A exposição final contou também com a participação e articulação dos trabalhos desenvolvidos em duas turmas do primeiro ciclo do ensino básico.
A partilha destas ações revela-se de extrema importância, pois permite à comunidade educativa tomar consciência de que cidadãos despertos são cidadãos ativos e de consciência plena das suas atitudes, dos seus deveres e direitos. Deste modo, procedeu-se à partilha das atividades e ações desenvolvidades neste projeto em diversos encontros nacionais e europeus.
Escola sem Muros - Instituto Piaget
Almada - Portugal
Almada - Portugal
Encuentros de Didactica de las Ciencias Experimentales
Badajoz - Espanha
Noite Europeia dos Investigadores
Kiel - Alemanha
Kiel - Alemanha
Comentários
Enviar um comentário