500 anos da navegação de Fernão de Magalhães

     Nos dias 26 e 27 de Abril de 2019 decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Conferência Professores do Mar.
     Assinalando os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, pretendeu-se refletir sobre os fatores que têm levado à alteração dos oceanos. Abordou-se a questão do aumento da população do planeta, a acidificação e a hipóxia nos oceanos, a verificação de um aumento da temperatura da água do mar assim como a subida do nível médio da água, a absorção de dióxido de carbono, a diminuição do gelo dos pólos e a problemática do plástico.






     Na sua entusiasta intervenção o velejador solitário português Ricardo Diniz comunicou que aos oito anos disse ao pai que um dia ia dar a volta ao mundo de barco à vela. Aos 40 já tem no currículo milhas suficientes para mais de três dessas voltas, mas a verdadeira ainda não aconteceu. Vai este ano, em comemoração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, realizar a sua primeira volta ao mundo completa a velejar pela rota de Magalhães. Motivador nato, procurou transmitir a importância de desafiar os alunos para serem resilientes, a acreditarem que os sonhos são possíveis de se realizarem e principalmente deu testemunho de que já se verificam no mar as alterações climáticas. Procurou ainda sensibilizar, dando testemunho na primeira pessoa, para a necessidade de preservação do ambiente a fim de evitar a extinção de muitas das espécies que existem no planeta.
     



     Falou-se de Ciência cidadã dando a conhecer os projetos "Costwatch", "Natura +" e "Gel à vista", abordou-se a tecnologia necessária para mapear os fundos oceânicos e as dificuldades com que se debatem os investigadores, conheceu-se o trabalho desenvolvido e as descobertas efetuadas nos oceanos a 1000m de profundidade e tomou-se conhecimento de aplicações práticas da Biotecnologia marinha.

     Decorreram sessões práticas sobre as temáticas:

A. Mapear os Oceanos






B. Organismos das profundezas oceânicas




C. Alterações no Oceano







D. Instrumentos utilizados por Fernão de Magalhães na sua viagem de circum-navegação







    Aceitando o convite do Doutor Alfredo Soto Ortega, docente na Universidade de Magalhães no Chile, para uma colaboração entre escolas, esta formação foi o início de um trabalho conjunto, unindo os dois lados do Oceano como fez Fernão de Magalhães há 500 anos.




Comentários