III Workshop Educação & Ciência: da Ciência Polar à Sala de Aula

Ao segundo dia do mês de março rumei orgulhosamente a Alcobaça para assistir ao Café com Ciência, onde, durante o III Workshop Educação & Ciência, se conversou com cientistas polares presencialmente e virtualmente nas estações de investigação nos pólos onde trabalham. Foi muito interessante compreender como se vive numa estação de investigação e saber alguns dos resultados preliminares dos estudos desenvolvidos.

No dia seguinte os trabalhos começaram cedo. Reuniram-se cientistas polares e professores interessados em abordar o tema na sala de aula.

Os cientistas polares José Xavier e Patrícia Fialho, simultaneamente professores, deram a conhecer como foi criado o Polar Educators International (PEI) e quais as atividades desenvolvidas por este grupo.

De seguida a cientista Teresa Cabrita abordou questões de investigação relacionadas com a contaminação natural por mercúrio, utilizando o fitoplâncton como ser em estudo.

O cientista Pedro Pina revelou-nos dados recentes da sua expedição de 2018, demonstrando a importância do uso da tecnologia (imagens de drones e satélites) no estudo das zonas livres de gelo.

O cientista José Xavier alertou para as diferenças entre o Ártico e a Antártida, sublinhando expectativas futuras relativamente a estes dois pólos.

Através da cientista Patrícia Fialho, foi apresentado o Programa Polar Português - PROPOLAR - assim como os materiais disponíveis no site.

Após estas intervenções eu, o professor Paulo Silva e a professora Paula Maricato, partilhámos com os restantes professores as atividades por nós desenvolvidas no âmbito da Ciência Polar e da sua inclusão no currículo português.

Seguiram-se momentos de reflexão, e de balanço, e espera-se que daqui a 2 anos nos encontremos com mais novidades e desenvolvimentos na abordagem da Ciência Polar na Sala de Aula.

Agradeço aos cientistas José Xavier e Patrícia Fialho pelo convite e pela excelente organização do encontro e à Universidade de Coimbra, na pessoa da Dr.a Margarida Anastácio, pelo acolhimento e receção.

Comentários